QUEM SOMOS



Instituto de Ecologia Social Carnaúba


O Instituto de Ecologia Social Carnaúba, fundado em janeiro de 2001, por empreendedores sociais, é uma entidade não governamental e sem fins econômicos. Visa à preservação do meio ambiente, com eixo no sócio ambientalismo, focada na defesa da Serra da Meruoca, do rio Acaraú, do Bioma Caatinga e da qualidade de vida das cidades. 





Nossa Missão

"Construir uma sociedade sustentável considerando as questões ecológicas, econômicas e sociais. Promover a agricultura Orgânica e de desenvolvimento de modelos agroflorestais e cidadania".


Diretoria

Diretor Presidente
Diretor Financeiro
Diretor Técnico
03 Conselheiros Fiscal

Além dos membros sócios, o Instituto Carnaúba conta ainda com um corpo técnico, composto por 02 biólogos, 01 zootecnista, 01 enfermeira especializada em plantas medicinais, 01 técnico em agroecologia, 01 professor, 01 Pedagogo e 01 administrador/contador. Para cada projeto temos uma equipe especializada e específica.

Foco de Atuação
- Serra da Meruoca (remanescente Mata Atlântica); 
- O Ambiente Urbano das Cidades da Caatinga;
- O Vale do Rio Acaraú;
- O Bioma Caatinga e Convivência com o Semi-Árido.


Linhas de Ação
Recuperação e preservação dos remanescentes de mata atlântica no noroeste do Ceará (Serra da Meruoca);
- Educação ambiental e melhoria do ambiente urbano;
- Recuperação e preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Acaraú;
- A convivência do homem e da mulher no Semi-árido;


Participações:
Participamos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú, das lutas pela convivência com semi-árido, Fórum Cearense pela vida no semiárido e da ARCA. Somos membros do CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional) da cidade de Sobral e do COMDEMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente). Fundadores da Rede Caatinga Articulação do Ceará. Compomos o colegiado do Território da Cidadania de Sobral.